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Segunda, 01 Setembro 2014 19:55

Triathlon faça chuva ou faça sol: Wesley Matos dá dicas para treinar no frio e no calor

Wesley corrida

Nadar, pedalar e correr são exercícios diários na vida de um triatleta. Considerado um dos esportes de mais alto esforço e velocidade, o Triathlon requer muito preparo físico, dedicação e resistência.

Além de estar preparado para realizar estas atividades, o triatleta tem outro desafio: o clima. Afinal, realizar esforços físicos no frio ou no calor, sob a chuva ou sob o sol, requer alguns cuidados específicos. Para se adaptar melhor a estes tipos de treino, confira as dicas do triatleta Wesley Matos:

- “No Triathlon, constantemente nos deparamos com diversos tipos de clima, os mais variados percursos e altitudes, o que torna a modalidade ainda mais exigente e desgastante. No circuito mundial é comum termos provas com muito frio, com águas extremamente geladas, assim como provas com temperaturas acima dos 40°C. Então, para enfrentar qualquer clima e adversidade o triatleta precisa treinar muito”.

- Treino em águas abertas e em águas geladas são importantes para se preparar para as provas em lugares mais frios como a Europa, onde é comum treinar debaixo de frio e chuva. "Por mais que não cause uma adaptação bem feita, você tendo feito, pelo menos, algumas vezes treinos nessas condições, faz com que seu corpo tenha uma memória de tal "sofrimento" e na hora da prova você enfrentará de uma forma melhor o desafio", explica.

- Outra dica para enfrentar o frio intenso e alcançar maior resistência física é treinar em regiões serranas e montanhosas: "O diferencial em treinos em altitude são as subidas tanto na bike quanto na corrida, além disso, existe grande variação do clima em altitude”.

- Mas se a situação é inversa e você sai do frio para competir em local de alta temperatura a dica é fazer algumas sessões de sauna para ajudar a ter a percepção de calor. “E quando estamos no verão fazer alguns treinos no horário da prova também é uma boa opção”.

- “Para quem vai fazer provas que será liberado a roupa de borracha, utilizá-la algumas vezes em treinos, mesmo que em águas mais quentes que a do local da competição, também é válido. Acostumar-se a utilizar a roupa trará mais conforto no dia da prova”.

- E para qualquer situação, além do treinamento, a hidratação e os cuidados após treinos na chuva, são muito importantes.

 

Última modificação em Segunda, 01 Setembro 2014 20:42

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